Como está o Blog?

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O futebol do Brasil ainda vai mudar muito!

      No futuro, o futebol brasileiro vai ser parecido ao europeu. Perguntem aos seus pais, tios ou amigos mais velhos como era a Copa dos Campeões (principal torneio de futebol entre clubes da Europa) antes de 2000, provavelmente eles falarão pouco, pois naquela época, a mídia internacional estava pouca voltada para a Europa. 
      Mas como isso mudou? Graças a grandes empresas e milionários, que começaram a investir no futebol europeu, levando os grandes nomes do futebol para a Europa. As equipes foram levando cada vez mais jogadores de vários lugares do mundo para a Europa, e por volta de 2000, a maioria das  equipes de grande e médio porte já tinham em  seus elencos jogadores de vários países. E se você junta os grandes nomes do momento do mundo todo, numa só competição, ela passa a ser muito cogitada, como aconteceu com a Champions League.
      E a tendência é que aconteça o mesmo com Campeonato Brasileiro, depois com o Argentino e a Libertadores. Essa "tendência" nasceu no início de 2009, quando Ronaldo veio para o futebol brasileiro, ganhando um salário de R$1,3 milhões mensais, quase 20 vezes a média de salário dos jogadores, menos de R$70 mil por mês (apenas da 1ªdivisão)  e depois veio Adriano, que ganhou R$350 mil por mes,  5 vezes a média do salário dos jogadores. Tudo isso graças a empresas de investimento de jogadores como a 9ine (empresa do Ronaldo), Soccer BR (BMG), Traffic, Sonda e alguns novos grupos de investidores.
    Agora tem cogitações que Seedorf irá para o Corinthians, e acredito que em 2015, o Brasil estará contratando jogadores  de todo o mundo, igual a Europa. Em hipótese alguma quero dizer que o futebol não só brasileiro, mas o Sul-americano seja inferior ao europeu, pelo contrário, o futebol daqui e superior ao europeu, apenas estou falando que por volta de 2015, jogadores de todos os continentes e mimados pela mídia atuarão no Brasil. 

     O lado positivo disso, é o marketing, infelizmente poucos clubes brasileiros tem um bom marketing, mas torço para que isso mude logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário