Como está o Blog?

sábado, 5 de março de 2011

Zico


    Zico, um dos maiores jogadores da história mundial. Este é apenas um texto-resumo, sobre a vida como atleta de Arthur Antunes, mais conhecido como Zico, o maior ídolo do Flamengo. 

    Zico nasceu no dia 03 de março de 1953, no Rio de Janeiro, e graças a Deus ainda está vivo!

    Chegou ao Flamengo em 1967. Por ter seu aspecto físico magro e também por causa de seu bairro de origem(Quintino) ganhou seu apelido: Galinho de Quintino, apelido que fez muitos zagueiro tremer as pernas. Zico estreou sua carreira pelo Flamengo, em 71, no clássico dos milhões, isso mesmo, Zico estreou contra o Vasco da Gama, o maior rival do flamengo e advinha só, foi decisivo, deu um ótimo passe para Fio Maravilha marcar o gol da vitória (Flamengo 2 x 1 Vasco). Seu primeiro título como profissional foi em 72, o carioca, em cima do Fluminense. Mas só em 74 conseguiu firmar-se na equipe como titular, quando ganhou a camisa 10 e seu segundo título carioca.
 
    Zico atuou por 10 anos na seleção(76-86), participou de 3 copas: 78, 82, 86 e infelizmente não ganhou nenhum título. marcou 66 gols, em pouco menos de 100 jogos. Ele começou a encantar a nação com a amarelinha a partir de uma excursão da seleção Brasileira contra seleções sul-americanas.

    Copa de 78 – Na copa de 1978 Zico não marcou nenhum gol, nem o Brasil foi campeão, foi desclassificado na 2ª fase, por uma diferença de 2 gols-pró. E o seu polêmico gol mal-anulado, o gol foi quando o árbitro (Clive Thomas) encerrou a partida após o escanteio, enquanto a bola estava no ar e essa bola, na continuidade Zico cabeceou a bola e resultou no polêmico gol.

    O ano de 79 foi importante para Zico, conquistou o tri-campeonato carioca e um torneio prestigiado na época Rámon de Carranza, ganhou de grandes equipes como Barcelona. Em 79 ele também marcou seu 245º gol, superando Dida e tornando-se o maior artilheiro da história do Flamengo.

    No ano seguinte conquistou o Campeonato Brasileiro, um dos maiores campeonatos brasileiros, com 40 times desputando a taça. O primeiro brasileiro dele e do Fla, onde foi denovo decisivo, no primeiro jogo foi 1 x 0 pro Atlético-MG, já no segundo jogo, no Maracanã, foi 3 x 2 pro Flamengo, com 2 de Nunes e 1 de Zico.

    Graças ao brasileiro de 80, firmou o Flamengo no campeonato mais importante do continente: Libertadores da América, onde o Fla enfrentou na Final o Cobreloua, o primeiro jogo no Maracanã o Flamengo venceu po 2 x 1 (2 de Zico) no segundo jogo no estadio Nacional o Cobreloa venceu por 1 x 0, e no jogo de desempate o Flamengo venceu por 2 x 0, com mais 2 gols de Zico. Além do título Zico levou a chuteira de ouro e bola de ouro (melhor jogador e artilheiro do campeonato).

    Não posso esquecer de comentar o Mundial, mundial o qual a SeleMengo surpreendeu todos, o Liverpool era desparademente o favorito, possuindo em seu elenco varios jogadores da seleção inglesa e escocesa. O jogo foi 3 x 0 para o Flamengo, placar definido ainda no 1º tempo, Zico não marcou nenhum, mas foi mais do que necessário, deu os passes para os 3 gols, 2 de Nunes e 1 de Adílio, e Zico foi eleito o melhor em campo.

    82 – Em seu auge, ele foi à copa de 82, na Espanha. O Brasil era o favorito disparado à ser campeão daquela copa, tudo estava ocorrendo bem, o Brasil ganhou todas partidas da 1º fase, quando se deparou com a 2ª fase, com um grupo extremamente forte: Itália e Argentina, o primeiro jogo do grupo foi Itália x Argentina, a Itália ganhou de 2 x 1. O segundo jogo foi Brasil e Argentina, a Argentina perdeu por 3 x 1, então o último e decisivo jogo: Brasil e Itália, uma partida muito polêmica até hoje, pelo fato do zagueiro da Itália Claudio Gentile ter rasgado a camisa de Zico dentro da grande-área em um lance, o Brasil perdeu por 3 x 2, com três gols de Rossi para a Itália, um gol de Falcão e um de Sócrates (assistência de Zico).Outra curiosidade, é que essa foi a única partida em tempo normal que Zico perdeu pela Seleção. O Brasil foi eliminado na copa de 82, com o melhor elenco da história da seleção.

    Em 1982 após ser desclasifcado da libertadores, perder o carioca veio o bi-brasileiro, o Flamengo foi campeão em 82 em cima do Grêmio, o primeiro jogo foi 1 x 1 , como sempre, um gol de Zico, o segundo jogo foi 0 x 0, e o terceiro e decisivo jogo foi 1 x 0 com gol de Nunes.

    Em 83 o Flamengo enfrentou na final o Santos, o primeiro jogo no Morumbi o Santos ganhou por 2 x 1, mas no segundo jogo o Fla levou a taça, 3 x 0 para o Flamengo, mesmo machucado Zico marcou o seu logo no primeiro minuto, e o Fla levou seu inédito Bi-campeonato brasileiro.

    Então apos ter passado mais de uma década no Flamengo, ele foi para o exterior, na Itália, a Udinese. Chegou no país cobiçado pelas principais equipes, Roma e Juventus, mas ele permaneceu na modesta equipe da Udinese, pela maior transição de dinheiro envolvendo jogadores no país, U$ 4 Milhões. Levou o time nas costas, os dirigentes prometeram ir atras de bons jogadores, mas Zico tinha que jogar por si só, e machucado, ele jogou metade de uma temporada machucado. Sua passagem pela Udinese foi muito polêmica, mas ainda marcou 57 gols.

    Em 1985 Zico retornou ao Flamengo, na segunda metade do ano, mas não foi apenas festa, no jogo contra o Bangu ele sofreu uma falta totalmente desleal, a lesão mais grave de sua carreira, Márcio Nunes, o responsável pela falta achava que estava num ringue de vale-tudo, o “atropelamento” que Zico sofreu atingiu as duas pernas, teve torções no tornozelo esquerdo e em seus dois joelhos, contusão na cabeça do perônio (osso localizado ao lado do osso tíbia, mas a região danificada fica mais próxima ao joelho) e graves escoriações na perna direita. Passou por três cirurgias, todas no joelho esquerdo e teve quer fazer um longo tratamento por causa de constantes dores musculares, ao contrário disso, teria que aposentar a chuteira mais cedo. E para jogar a copa do ano seguinte, teve que se acostumar com nada menos que oito horas diárias na academia, para retornar ao ritmo.

    Em fevereiro de 86 ele deu a volta por cima. No clássico Fla-Flu onde a torcida estava ansiosa para ver a estreia de Sócrates com a camisa rubro-negra. A torcida não se decepcionou, mas não por causa de Sócrates e sim por causa de Zico, o Galinho marcou 3 gols na vitória do Flamengo por 4 x 1 e depois conseguiu o campeonato carioca.

    Copa de 86 – A última copa de Zico, pelo fato de ter sofrido a forte lesão no ano anterior, Zico foi bastante questionado se iria jogar bem na copa, ele foi para a copa como reserva, mas ainda jogou 3 das 5 partidas da seleção. O Brasil chegou as quartas-finais seu adversário era a França. Muita expectativa para o jogo quando ocorreu outro fato marcante em sua carreira: Zico tinha acabado de entrar na partida, que já estava 1 x 1, e deu um fantástico lançamento para Branco, que foi derrubado na grande área pelo goleiro, e la foi Zico, cobrou o pênalti e... FORA! O jogo prosseguiu 1 x 1 e então a decisão foi aos pênaltis, daquela vez ele não perdeu e carimbou um golaço, mas Sócrates e Júlio César não marcaram em suas cobranças. Brasil eliminado da copa de 86. O último jogo de Zico com a amarelinha.

    O ano de 87 foi marcado pela maior injustiça do futebol brasileiro, o campeonato brasileiro daquele ano. O Flamengo passou quase 24 anos sem o reconhecimento de seu tetra-campeonato, mais Deus é justo, e em 21 de fevereiro de 2011 a CBF finalmente reconheceu o título do Flamengo. O campeonato foi marcado por um gigante rolo, a início de conversa a CBF não queria nem organizar o campeonato de 87, por vários pequenos motivos, foi ai que os clubes da série A decidiram se unir e criar uma fundação ou algo do tipo para os representar à nível nacional, o clube dos 13. O clube dos 13 decidiu organizar o torneio daquele ano sem a ajuda da CBF. O campeonato foi rolando, o regulamento bem organizado, até que a CBF chegou querendo mudar várias coisas do regulamento, inclusive a de criar um módulo verde e outro amarelo, o verde representaria a 1ª divisão do campeonato e o amarelo a 2ª divisão. Até ai tudo bem, mas na metadedo campeonato eles mexeram de novo no regulamento, e nessa nova alteração a CBF quis que os 2 melhores colocados de cada módulo se enfrentassem, numa espécie de quadrangular. Quase todos os clubes do módulo verde se negaram a participar desse tipo de “2ª fase” do campeonato, e lógico que os clubes do módulo amarelo (ou 2ª divisão) queriam, pois teriam chances de serem campeões da 1ª divisão mesmo estando na 2ª. O campeonato acabou, e o Flamengo e Internacional (1º e 2º, respectivamente do módulo verde) se negaram a participar desse quadrangular-final, então a CBF decidiu que o Sport e Guarani(1º e 2º, respectivamente do módulo amarelo) ganharam por W.O., pois nem o Flamengo nem o Internacional entraram em campo. Então a “final” foi decidida entre Sport e Guarani, o jogo terminou 1 x 1, foi decidir nos pênaltis, após ficar empatado em 11 x 11 nos pênaltis, decidiram dar logo o título ao sport, foi mais ou menos isso.(Depois deixarei uma postagen detalhada sobre o assunto). E então o Sport foi o campeão daquele ano.

    1988 uma das piores temporadas, naquele ano o Flamengo perdeu o campeonato carioca para o vasco, o primeiro jogo foi 2 x 1 para o Vasco, com um gol de Bebeto e o segundo foi 1 x 0 também para o rival, e depois perdeu o brasileiro para o grêmio, nas quartas-de-finais.

    O ano da despedida, 89. Em 1989 Zico decidiu guardar a chuteira rubro-negra, no primeiro semestre do ano. Apesar de ter perdido o campeonato carioca para o Botafogo, ele fechou sua carreira de atleta no Flamengo com chave de ouro, no Fla-Flu, um jogo inesquecível pela forma como o astro jogou, abusou de seus dribles e passes, o placar do jogo foi 5 x 0 para o Flamengo, com o seu gol, e de falta. "Era tudo o que queria. Terminar com um gol e justo do jeito que eu mais gosto: de falta".

    Em 91, ele decidiu voltar ao futebol, mas não no Brasil, ele foi para o Japão, jogou nas equipes Sumitomo Metals e Kashima Antlers. Zico é apontado como um dos responsáveis pela popularização do futebol no Japão e como passou a destacar muito o futebol, decidiram criar o campeonato japonês de futebol, em 93. O clube de Zico participou do campeonato daquele ano, e na final enfrentou o atual Tokyo Verdy, jogo onde marcou sua carreira por ter sido expulso por indisciplina, Zico, que sempre foi um exemplo, ele se exaltou e não foi por menos, o juiz da partida roubou descaradamente a favor do Tokyo Verdy e Zico inconformado cuspiu na bola e foi expulso.

    No ano seguinte(94), Zico se aposenta, no término do 2º campeonato japonês. Mesmo tendo passado em branco, sem nenhum título por lá, Zico sempre foi e ainda é reverenciado pelos Japoneses, por ter elevado tão rapidamente o nível do futebol no país, ganhando um pequeno espaço entre os tradicionais esportes de lutas, como o sumô, judô e karatê. Não é por menos que Zico tem uma estátua em sua homenagem no Japão, a torcida de seu último clube, o Kashima leva ainda hoje faixas e bandeiras em todos os jogos do time, para homenagear o Galinho.



Dados:
 


Time Número de Gols Partidas Média
Flamengo - Escolinha 66 88 0,83
Flamengo - Juveni 37 63 0,59
Flamengo - Profissiona 508 731 0,69
Udinese (ITA) 56 79 0,71
Sumitomo/Kashima Antler(JAP) 54 88 0,51
Seleção Brasileira Pré-Olímpica 1 8 0,13
Seleção Brasileira Profissional 66 88 0,75
Seleção Brasileira de Masters 10 18 0,55
Seleção Carioca 1 1 1
Jogos de Exibição 49 51 0,96
TOTAL 826 1180 0,7






Principais Títulos:
 Campeonato Carioca : 1972, 74, 78, 79, 79, 81 e 86 (Total:7)
Trofeu Rámon de Carranza : 1979, 80
Campeonato Brasileiro : 1980, 82, 83, 87 e 92 (Total:4)
Taça Libertadores da América : 1981
Mundial Interclubes FIFA : 1981




Principais Prêmios:
Melhor jogador Sul-americano : 1977, 81, 82
Chuteira de Bronze : Copa do Mundo 1982



Recordes:
Recorde de gols pelo Flamengo em uma temporada : 56 gols (1976)
Quem mais marcou gols numa partida só no Maracanã : 6 gols (1979)
Maior artilheiro da história do Maracanã : 333 gols
Maior artilheiro da história do Flamengo: 568 gols
Maior artilheiro meio campista da história do futebol : 522 oficiais,no total 826
Maior artilheiro da Seleção em eliminatórias da copa do Mundo: 11 gols



Artilheiro em 22 campeonatos, principais :
Libertadores da América : 11 gols - 1981
Campeonato brasileiro : 21 gols 1981 / 20 gols - 1982
Copa do mundo de Futebol de Areia : 12 gols 1995



Rodrigo Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário